Faixas exclusivas e prioritárias para ônibus

20/10/2019

Sobre a
proposta

A implantação de faixas exclusivas e prioritárias para ônibus podem melhorar muito a eficiência e agilidade do transporte público em Itajaí, diminuindo o tempo de trajeto e aumentando a oferta de horários. Você concorda com a implantação destas faixas nas principais vias da cidade como forma de melhorar o transporte coletivo, incentivar seu uso e, consequentemente, contribuir para a redução do número de automóveis nas ruas?

Comentários 21

  • crisrozario 20/10/2019 11:16:42

    O dia em que Itajaí tiver um transporte público minimante decente justifica-se a criação de corredores exclusivos para ônibus. Poucos ônibus, mau distribuídos, com gestão de horários equivocada; esses sim, são os problemas prioritários. Criar corredores de ônibus onde faltam os tais coletivos, é no mínimo uma piada de mau gosto.

  • ANINHA 17/10/2019 10:16:11

    ISSO SERÁ ÓTIMO

  • Nelson57 09/10/2019 23:07:02

    Precisamos entender que poderíamos colocar ônibus direto dos terminais com parada na Marcos Konder. Esses ônibus iria direto para o centro pelo mesmo trajeto dos caminhões a esquerda. E os outros indiretos andariam normalmente pela faixa normal atendendo os passageiros nos pontos dos para dores.

  • RicardoDS 09/10/2019 10:30:11

    Com um investimento sério a infraestrutura terá de ser adaptada. E se for adaptada pode beneficiar em muito a cidade, talvez por preguiça alguns não concordem e tenham medo, ou por usar muito o carro e perder espaço para os ônibus. A solução? Usem mais o transporte público!

  • Emersonjr 04/10/2019 15:33:26

    As ruas da cidade não tem estrutura pra esse tipo de faixa, para ser beneficio precisa ser apenas em ruas com 3 faixas ou mais, caso contrario só vai deixar o transito mais caótico (principalmente por ser uma cidade que tem bastante passagem de turistas e pessoas de outras regiões a trabalho).

  • SalmonAbreu 23/09/2019 12:06:03

    A cidade não tem suporte para esse tipo de faixa exclusive para ônibus, portanto, para isso tem que fazer muita adequações urbana causando transtorno na população e prejuízo de verbas públicas!

  • cesarreinhardt 23/09/2019 09:57:13

    Não só faixas exclusivas, como nas ruas onde não as há, criar um local de parada, um recuo, que afaste o ônibus da pista.

  • felipedacosta 19/09/2019 18:54:53

    Penso que para possibilitar a implantação de faixas exclusivas para ônibus é necessário ter, no mínimo, 3 pistas. Em Blumenau não é em todas as ruas que possuem pista exclusiva.

  • AlexMafra 17/09/2019 10:22:29

    Faixas exclusivas com a quantidade e qualidade de ônibus que temos hoje, só se for para manter "espaços ociosos" como o ponto de ônibus ao lado do Itaú; poderiam fazer alguns testes em locais e horários específicos e, num primeiro momento, com prioridade ao transporte coletivo!

  • dheny 16/09/2019 16:34:31

    Não temos largura de vias para adotar faixas exclusivas. Seria uma boa ideia se as vias fossem largas o suficiente para comportá-las. Na situação atual, não há como.

  • jpires 16/09/2019 16:23:16

    Sou favorável, inclusive com sinalização de semáforos exclusivos e sincronizados, para que os ônibus possam fazer o mínimo de interrupções possíveis. Afinal é ou não é para a cidade colocar o transporte público antes dos outros. Essas faixas exclusivas inclusive servirão de rotas para carros de emergência.

  • FelipeArSant 15/09/2019 11:20:43

    Não concordo com simplesmente adotar que uma faixa será prioritária, isso não funciona na maioria das cidades e apenas gera mais transtornos para o transito em geral. Essa proposta tem que ser pensada com mais atenção e necessita de um investimento maior para de fato criar faixas exclusivas ou corredores de ônibus.

  • hd7wertypoiuy 13/09/2019 09:08:21

    Favorável em vias de três faixas ou superior.

  • supperbeni 13/09/2019 08:33:32

    A faixa exclusiva é uma necessidade de nossa cidade, as vezes é necessário ter peito para aguentar a pressão de uma minoria na cidade para o coletivo.

  • Francine 12/09/2019 09:59:59

    Se a mobilidade através do transporte público fosse mais eficiente, com certeza teríamos menos carros transitando nas ruas. Atualmente o transporte público em Itajaí serve apenas para quem não tem horários a cumprir, pois a demora para chegar até o centro e principalmente para retornar aos bairros é absurda. Creio que as faixas prioritárias para ônibus, mesmo que em horários específicos (pico) seria uma solução para agilizar o fluxo dos usuários do transporte público.

  • nico1205 12/09/2019 09:51:43

    com certeza, uma faixa exclusiva para onibus precisamos e muito ótimo projeto.

  • Fatima 10/09/2019 19:41:47

    Acho interessante a proposta e com toda certeza daria meu sim para a aprovação. Dependi de onibus para ir ao trabalho muito tempo sei como é o transito de nossa cida e isso ajudaria muito; porém acho que nossas vias publicas necessitam de adaptações especiais e muitas melhorias principalmente nas areas rurais!

  • Marcelo779 10/09/2019 11:23:17

    Acho interessante, porém deveria ter horários específicos, tendo em vista que as vias são geralmente de duas pistas.

  • dfrancolin 09/09/2019 10:15:18

    Favorável em vias de três faixas.

  • Rogerfiel 03/09/2019 17:24:07

    Totalmente favorável principalmente porque qualquer cidade os corretores são importantes para aumento da velocidade do coletivo deixando-o mais ágil para quem precisa dele.

  • Dairy 03/09/2019 10:38:19

    Primeiramente é preciso adequar as vias pública para este tipo de serviço, pois não é viável em uma via principal de duas pista uma ser exclusiva de ônibus, o trânsito continuará sendo um caos e não será um benefício para a população. Nas vias onde há três pista e é viável sim, poderia e deveria ser feito.

Aguarde